Pular para o conteúdo principal

Conheça o 'Facebook Phone'

Os rumores estavam quase corretos: o Facebook agora tem seu próprio telefone, mas não se trata de um aparelho construído pela companhia. Mark Zuckerberg sequer quis desenvolver um sistema operacional inteiro dedicado a seu serviço. "Hoje nós vamos falar sobre aquele 'Facebook Phone'", brincou ele ao começar a apresentação desta quinta-feira, 4.

O "Home", anunciado hoje pelo CEO, é uma versão customizada do Android que transforma o celular em algo mais focado no Facebook do que no restante das atribuições do aparelho - incluindo ligações e mensagens.

O produto, na verdade, não está muito longe do que já fazem Samsung, LG, HTC e outras fabricantes de smartphones, uma vez que cada uma aplica suas próprias modificações ao sistema operacional do Google. A diferença é que o Facebook construiu um aplicativo para modificar tudo, trabalhando a partir da tela inicial.

 

Adam Mosseri, diretor de produtos do Facebook, fez algumas demonstrações sobre a novidade. Se aparecerem notificações de amigos, você pode interagir com eles tocando sobre a mensagem ou ignorar deslizando a notificação para o lado. Há uma "cover feed", que faz as histórias do feed de notícias passarem sem parar na tela; se quiser saber mais, basta clicar sobre algo.

Aproveitando recursos do Instagram, comprado pelo Facebook, o Home permite que você "curta" fotos apenas tocando duas vezes sobre ela. Para ver os comentários, basta tocar uma vez e, se quiser comentar também, é só deslizar o dedo para baixo.

Reprodução 

No chat, a foto da pessoa surge na tela com o início do texto e, caso você queira conversar, basta tocar nela. A foto também mostra a quantidade de mensagens não lidas. Para voltar ao conteúdo anterior, é só tocar novamente na imagem do amigo e sair do chat.

Se quiser ver o telefone que há por trás de todo esse Facebook, o usuário precisa ir até o aplicativo "launcher" e, lá, encontrará todos os outros apps.

ReproduçãoComo obter
É bem simples instalar a novidade: basta procurar por "Facebook Home" na Google Play e baixá-lo, mas ele só estará disponível a partir de 12 de abril. A configuração é automática e você só precisa escolher se deseja que o Home se transforme no padrão do Android.

Por enquanto, apenas os HTC One X e One X+ e os Samsung Galaxy S III e Note II são compatíveis. O Home também funcionará nos próximos One e no Galaxy S4 e em aparelhos que entrarem no Facebook Home Program.

Ainda não há versão para tablets e o Facebook pretende atualizar o Home mensalmente. "Esta é a melhor versão do Facebook que existe", comentou Zuckerberg.

O smartphone
Outra parte dos rumores que estava correta é a que trata de um aparelho, mesmo, físico. O HTC First é o primeiro smartphone a vir com o Facebook Home pré-instalado. Ele não é azul, como a rede social, mas sim de uma cor vermelho alaranjado.

Ele sairá no mesmo dia do aplicativo, por US$ 99. "Você pode fazer o download do Facebook Home a partir de 12 de abril na Google Play ou comprar o HTC", disse Zuckerberg.


Fonte: Olhar Digital


Twitter: @blog_tsn

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases - Lincoln - Superação

Frases - Mafalda - Objetos - Pessoas

Frase - Hoje eu só quero que o dia termine bem