Pular para o conteúdo principal

Orkut completou 9 anos: alguém ainda lembra dele?

Orkut, a primeira rede social do Google, completou nove anos nesta quinta-feira (24/01). Criada pelo engenheiro Orkut Büyükkökten, a rede social dominou o mercado brasileiro durante muitos anos como o serviço mais acessado da sua categoria, mas perdeu espaço para o Facebook, que agora detém a liderança no segmento no país.


Lançado no dia 24 de janeiro de 2004, o Orkut rapidamente ganhou popularidade no país. Inicialmente com acesso restrito, os convites para o novo serviço social eram disputados e, muitas vezes, vendidos pela Internet.
Com o passar dos anos e apesar da frequente exibição da mensagem “Bad, bad server!”, que significava que o serviço passava por alguma instabilidade temporária, o Orkut foi ganhando fama no Brasil, país que rapidamente ocupou o segundo lugar em número de usuários, perdendo apenas para a Índia.
Tal liderança começou a ser ameaçada pelo Facebook e, em meados de 2011, juntamente com o lançamento do Google+, a rede social de Mark Zuckerberg começou a demonstrar um rápido crescimento. Em apenas 12 meses, fez com que o Orkut perdesse 33,69% de participação no mercado, caindo de 46,11% para apenas 12,42%.
Ao mesmo tempo em que o Facebook ganhava espaço, o Google dava destaque ao seu mais novo serviço social, o Google+. Além de toda a divulgação, a empresa começou a fazer algumas integrações entre o G+ e o Orkut, inclusive permitindo que os usuários integrassem ambos os perfis.
Será que o Orkut conseguirá completar dez anos de vida?
Fonte: Techtudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases - Lincoln - Superação

Frase - Hoje eu só quero que o dia termine bem

Desistir - Frases