Um estudo recente sobre perfis de usuários do Facebook realizado pela agência Gauge revela qual é o conteúdo certo para os diferentes perfis encontrados na rede social.
O Conteúdo Informativo é mais voltado aos jovens de 25 a 35 anos e abordam assuntos que não precisam estar ligados à marca de maneira direta. Os temas devem captar diferentes características do universo no qual a empresa está inserida.
Os posts precisam ser rápido, porém, informativo, e agregar valor ao cotidiano do usuário. Marcas já consolidadas no ambiente online ou que estão crescendo neste cenário podem se aproveitar deste tipo de conceito.
Já o Conteúdo de Humor e Diversão é voltado ao público de 18 a 28 anos. O gênero humorístico pode utilizar situações cotidianas ou acontecimentos passados. Neste último caso, no entanto, é preciso abordar temas coerentes com a faixa etária do público-alvo para ativar a lembrança dos usuários.
Ainda neste grupo, a agência dividiu o conteúdo em mais duas frentes: Humor Liberal e Consciente. O primeiro se concentra em jovens com idade entre 18 a 23 anos, que têm como principal característica a falta de critério ao curtir uma página. Este humor é mais escrachado e pode usar diferentes situações que não estejam relacionadas à marca, seus produtos ou universo. Ou seja, qualquer assunto pode virar uma piada.
Já o Humor Consciente é voltado ao público mais velho, de 26 a 35 anos, e deve misturar informação com diversão. Da mesma forma que o Conteúdo Informativo, os temas devem estar ligados à marca e o mais importante: não ser apelativo.
Quais marcas devem usar o humor? Empresas que produzem produtos que proporcionem diversão e entretenimento no ambiente digital e real, como cervejas, chocolates, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
No Conteúdo Institucional, mais explorado por usuários de 26 anos ou mais, o principal tema é a organização da empresa. Três assuntos são essenciais:História da Marca, Reputação e Imagem, e Conteúdo Administrativo.
A História da Marca (36 anos ou mais) funciona de forma nostálgica e leva informações aos internautas para que eles se sintam mais próximos da companhia. Enquanto que o conteúdo de reputação e imagem (26 anos ou mais) deve agregar valor à companhia, como sustentabilidade ou responsabilidade socioempresarial. Por fim, o Conteúdo Administrativo (26 anos ou mais) informa mudanças dentro da empresa que proporcionarão algum tipo de benefício ou consequência ao consumidor.
A pesquisa ainda mostra que quando o conteúdo a ser explorado são Produtos, Promoções ou Sorteios, os internautas de 26 anos ou mais são os que mais se identificam com os temas. 80% do público curte uma página para participar de promoções ou ter acesso às novidades sobre produtos que o beneficiem de alguma forma. A pesquisa alerta para o excesso deste tipo de conteúdo. O abuso de promoções e sorteios pode atrair o “curtidor interesseiro” e não o fiel.
O Conteúdo Informativo é mais voltado aos jovens de 25 a 35 anos e abordam assuntos que não precisam estar ligados à marca de maneira direta. Os temas devem captar diferentes características do universo no qual a empresa está inserida.
Os posts precisam ser rápido, porém, informativo, e agregar valor ao cotidiano do usuário. Marcas já consolidadas no ambiente online ou que estão crescendo neste cenário podem se aproveitar deste tipo de conceito.
Já o Conteúdo de Humor e Diversão é voltado ao público de 18 a 28 anos. O gênero humorístico pode utilizar situações cotidianas ou acontecimentos passados. Neste último caso, no entanto, é preciso abordar temas coerentes com a faixa etária do público-alvo para ativar a lembrança dos usuários.
Ainda neste grupo, a agência dividiu o conteúdo em mais duas frentes: Humor Liberal e Consciente. O primeiro se concentra em jovens com idade entre 18 a 23 anos, que têm como principal característica a falta de critério ao curtir uma página. Este humor é mais escrachado e pode usar diferentes situações que não estejam relacionadas à marca, seus produtos ou universo. Ou seja, qualquer assunto pode virar uma piada.
Já o Humor Consciente é voltado ao público mais velho, de 26 a 35 anos, e deve misturar informação com diversão. Da mesma forma que o Conteúdo Informativo, os temas devem estar ligados à marca e o mais importante: não ser apelativo.
Quais marcas devem usar o humor? Empresas que produzem produtos que proporcionem diversão e entretenimento no ambiente digital e real, como cervejas, chocolates, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
No Conteúdo Institucional, mais explorado por usuários de 26 anos ou mais, o principal tema é a organização da empresa. Três assuntos são essenciais:História da Marca, Reputação e Imagem, e Conteúdo Administrativo.
A História da Marca (36 anos ou mais) funciona de forma nostálgica e leva informações aos internautas para que eles se sintam mais próximos da companhia. Enquanto que o conteúdo de reputação e imagem (26 anos ou mais) deve agregar valor à companhia, como sustentabilidade ou responsabilidade socioempresarial. Por fim, o Conteúdo Administrativo (26 anos ou mais) informa mudanças dentro da empresa que proporcionarão algum tipo de benefício ou consequência ao consumidor.
A pesquisa ainda mostra que quando o conteúdo a ser explorado são Produtos, Promoções ou Sorteios, os internautas de 26 anos ou mais são os que mais se identificam com os temas. 80% do público curte uma página para participar de promoções ou ter acesso às novidades sobre produtos que o beneficiem de alguma forma. A pesquisa alerta para o excesso deste tipo de conteúdo. O abuso de promoções e sorteios pode atrair o “curtidor interesseiro” e não o fiel.
Fonte: Olhar Digital
Twitter: @blog_tsn
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