Como identificar falsas promoções no Facebook e denunciá-las

Campanhas falsas simulando sorteios de iPhones estão se tornando virais de proporções gigantescas no Facebook. Uma delas, prometendo 14 aparelhos da Apple “sem a película exterior da caixa” chegou a enganar mais de 200 mil pessoas até que a página fosse suspensa.

Normalmente, os sorteios consistem em pedir ao usuário que curta o post e compartilhe o conteúdo, como forma obrigatória de participar. Sem checar a veracidade da informação, muitos acabam espalhando a farsa. Entretanto, segundo a rede social, as páginas de fãs devem obedecer alguns termos e o desrespeito a tais regras dão a dica de que esta pode ser mais uma pegadinha na web.

Antes de qualquer coisa, ao ver um post envolvendo promoções, o usuário deve se certificar de que ele está publicado na página de fãs oficial da marca ou da loja que está realizando sorteio. Como? Basta acessar a página oficial e verificar se o link (facebook.com/marca) divulgado no site é o mesmo na página de fãs que realiza a promoção. Algumas empresas ou lojas podem sequer possuir uma página oficial na rede social.

Além de verificar o endereço da página, o usuário pode identificar falsos sorteios ou promoções irregulares investigando alguns detalhes. De acordo com os termos para páginas de fãs, “as promoções devem ser administradas por meio de aplicativos no Facebook”. Em outras palavras, o registro ou a entrada em uma promoção está sob regras.

“Você não deve fazer com que o registro ou a entrada em uma promoção dependa de uma ação do usuário ao usar qualquer recurso ou funcionalidade do Facebook que não seja curtir uma página, fazer check-in em um local ou conectar-se ao seu aplicativo”, explica a rede social no documento “Termos de Páginas do Facebook”. Isso significa que o dono de uma página não deve fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir um post no mural, comentar ou enviar uma foto ao mural.

Além disso, o botão curtir (like) não deve funcionar como um mecanismo de votação para uma promoção. Somente representantes autorizados podem administrar uma página de uma marca, entidade ou figura pública, e a rede social se reserva o direito de rejeitar ou remover páginas por qualquer motivo – entre elas as falsas e denunciadas.

Como denunciar um sorteio falso no Facebook

Ao ver campanhas falsas no Facebook, usuários podem e devem denunciar sorteios e promoções que não obedeçam aos termos na seção de ajuda da rede social.

De acordo com o Facebook, as denúncias – que vão de violação de propriedade intelectual e direitos de imagem a abusos de todos os tipos e bullying – são processadas por uma equipe de operações que irá verificar cada caso em particular.

A Samsung, alvo de falsas promoções de smartphones na rede social, afirmou que só promove promoções em seus canais oficiais e dentro das normas de cada rede social. Já a Apple reiterou que só tem página no Facebook para o “iTunes”.


Fonte: TechTudo

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