Pular para o conteúdo principal

O que é o LinkedIn? Conheça essa ferramenta online para encontrar empregos

LinkedIn é uma rede de negócios lançada no início de 2003, e está sediado no estado da Califórnia. Da mesma forma que as outras redes sociais, como o Orkut e o Facebook, o LinkedIn permite a criação de perfis online, mas está voltado para aspectos profissionais. Através da sua lista de contatos você pode criar ou manter relações com empresascolegas de trabalho e outros.


Por isso que ela se intitula rede de negócios. Seu foco é no relacionamento profissional. Pode ser usado para encontrar um emprego, fazer contato com parceiros, anunciar vagas, além de outras funções.
Nas outras redes de relacionamento você também pode manter contatos profissionais, mas o LinkedIn tem essa proposta mais específica, voltada para os negócios.  Desta forma, você não usará o seu perfil somente para mandar recados e ver fotos. Também será possível manter relações mais formais.
O crescimento da rede
Desde de 2003 a rede vem somando cada vez mais usuários. Em março de 2011 a rede de relacionamentos já tinha mais de 100 milhões de perfis associados. No Brasil, já são mais de 3 milhões de pessoas e empresas que possuem conta no LinkedIn.
Esse grande volume de usuários possibilita um número ainda maior de conexões para serem feitas. Constituindo ligações por essa rede você pode estabelecer contatos profissionais importantes para a sua carreira.
Oportunidades
Ao criar um perfil no LinkedIn você pode adicionar pessoas de acordo com seu interesse e realizar buscas sobre oportunidades de trabalho. Além disso, o LinkedIn também oferece espaço para criação de perguntas, onde os usuários podem trocar conhecimentos e esclarecer dúvidas.
Para quem está procurando um emprego o site é uma boa ferramenta. Os serviços são gratuitos e você exibe o seu perfil profissional para muitos contatos que podem se interessar nas suas habilidades.
Algumas empresas já adotam em seus processos seletivos a busca ou consulta no LinkedIn. Para os recrutadores é interessante visualizar os perfis dos candidatos em uma rede desse tipo.
Conexões
Os contatos do LinkedIn são chamados de conexões. E essa ligação de usuários registrados é que possibilita interligar pessoas com interesses profissionais em comum. É possível convidar pessoas cadastradas ou não para fazer parte das suas conexões no LinkedIn.
LinkedIn Answers
Outro recurso interessante da rede é o LinkedIn Answers. Assim como no Yahoo! Respostas, os usuários podem fazer perguntas às outras pessoas. Mais uma vez, as questões nessa ferramenta são potencialmente orientadas para negócios.
Também é interessante ser classificado no LinkedIn Respostas como um especialista em algum assunto. Os usuários que recebem esse título de especialista são os que mais esclarecem as dúvidas dos outros participantes da rede.
LinkedIn é uma das ferramentas básicas para os que querem ter uma posição de destaque no mercado de trabalho. E como já falamos, a rede é gratuita. O site possui versão em português e é bastante intuitivo. Para as pessoas já acostumadas com outras redes sociais, não há mistério para usar o LinkedIn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases - Lincoln - Superação

Humor - Chuva, Cadê você?

Desistir - Frases